segunda-feira, 22 de outubro de 2012




"A  IMPORTÂNCIA DO TEATRO NA EDUCAÇÃO INFANTIL"

           
      Dentro desta proposta, o teatro trabalha uma linguagem que oportuniza formas de manifestação que permite que a criança utilize as diferentes formas de linguagem da sociedade como a corporal, a verbal, a plástica, a escrita, entre outras expressando suas próprias vivências e experiências de maneira mais crítica e como isso, a criança analisa e avalia o resultado de suas ações interagindo de maneira mais eficaz no meio social em que vive.
           O trabalho com movimento contempla a muticiplidade defunções e manifestações do ato motor, propiciando um amplo desenvolvimento de aspectos específicos da motricidade das crianças , abrangendo uma reflexão acerca das posturas corporais implicadas nas atividades cotidianas, bem como atividades voltadas para a ampliação da cultura corporal da cada criança.
           Neste contexto, apresenta o movimento como uma importante dimensão do desenvolvimento e da cultura humana. Neste movimento, o teatro como uma das manifestações culturais engloba as expressões e comunicação, também também ligada ao desenvolvimento e a aprendizagem das crianças nesta faixa etária possibilitando o desenvolvimento de sua identidade e autonomia.

       É  essencial que este trabalho requer uma integração plena entre alunos, professores e funcionários da instituição , além de pais e comunidade, pois o desenvolvimento depende da participação de todos, pois envolvem diferenciados conteúdos cada um em seu segmento.

Para planejar cenários, fantasias, adereços, máscaras, entre outros, o desenvolvimento de oficinas entre os participantes devem ser uma constante para que sejam confeccionadas todo o material a ser utilizado.

As atividades desenvolvidas durante este período podem ser assim distribuídas:

  • Rodas da conversa informais e formais
  • Leitura de materiais variados como livros infantis, jornais, revistas, gibis, etc
  • Observação do meio como forma de pesquisa da cultura local e global
  • Confecção de cartazes, jornais, livros referente ao tema abordado
  • Músicas e textos com conteúdo relacionadas ao tema escolhido
  • Confecção das fantasias, máscaras para a apresentação da peça, musicais, etc
  • Linguagens cênicas: linguagem falada e escrita, expressão corporal (corpo e movimento), as expressões plásticas, visuais e sonoras na elaboração de peças teatrais;

Cabe então, a todos os profissionais que atuam direta ou indiretamente com o ensino da arte, uma reflexão não somente dos processos de sala de aula, mas também do seu papel como cidadãos, protagonistas de uma história.
 
 
 

 












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